O que cabe dentro de um abraço?

Por Redação em 26 de maio de 2015

Cabe o conforto das pessoas que amamos, o enxugar de lágrimas, o alívio depois de um grande problema, o bem-vindo ou o até logo ao ver alguém chegando ou partindo. Existem tantas formas de demonstrar afeto, e uma das mais importantes é o abraço. Além da sensação de acolhimento, o abraço libera hormônios no cérebro ligados ao prazer e bem-estar como oxicitocina, endorfina e serotonina.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos apontam que o toque também é analgésico e levam alívio em momentos de dor. Também cabe no abraço a redução do estresse, pois os receptores do organismo recebem estímulos que enviam sinal ao cérebro e glândulas suprarrenais para reduzir os níveis de cortisol o que representa a ativação do sistema imunológico contra infecções, também reduz os riscos de doenças cardíacas.

Além disso, o contato estimula o sistema parassimpático do cérebro dando uma resposta de relaxamento. Na vida a dois, o abraço pode simbolizar a parceria entre o casal, a cumplicidade.

Para a médica e psicóloga Elissandra Maia, “o contato das pessoas que gostamos é essencial para a consolidação de laços afetivos e também a sensação de bem estar”, aponta.  Nos primeiros anos de vida, o abraço cria o apego emocional que está mais relacionado à ocitocina que traz a referência a barriga da mãe, a amamentação.

Para a City Soluções Urbanas, o desenvolvimento de empreendimentos vai além do concreto e alcança também a afetividade das pessoas, assim como o abraço. Com seus projetos, espera contribuir ainda mais para uma convivência harmoniosa entre as famílias, repleta de emoções e abraços.

TAGS

CADASTRE-SE E receba conteúdos exclusivos.

Por favor! Informe o seu nome.
Por favor! Informe o seu e-mail.

Ao prosseguir, você concoda com nossa Política de Privacidade.

URBAN JUNGLE, A TENDÊNCIA QUE VAI DAR MAIS VIDA PARA A SUA DECORAÇÃO

8 de janeiro de 2021

Os projetos de decoração e de construção dos ambientes internos dos lares se tornaram espelho da personalidade dos moradores, não é mesmo? Mais do que isso, o planejamento de um projeto de arquitetura residencial busca não apenas atender às demandas de espaço, mas também, proporcionar ambientes que provoquem sensações de bem-estar para os moradores. A…

KOSUSHI MIAMI: O MELHOR DA CULTURA ANCESTRAL E CONTEMPORÂNEA DO JAPÃO, CRIADA NO BRASIL, ATERRISA EM MIAMI.

8 de abril de 2020

O MELHOR DA CULTURA ANCESTRAL E CONTEMPORÂNEA DO JAPÃO, CRIADA NO BRASIL, ATERRISA EM MIAMI. A colônia de imigrantes e descendentes de japoneses de São Paulo é uma das maiores do mundo. Por isso, opções e experiências não faltam quando o assunto é a comida nipônica, que aos poucos ganhou toques brasileiros para conquistar ainda…

MORADA MÁGICA

2 de abril de 2020

MORADA MÁGICA Para um casal que vive na ponte aérea   O clássico e o contemporâneo mesclam-se neste projeto de Victor Tomé, no City Vogue Praça do Sol, para um casal que gosta de receber a família e os amigos no apartamento quando estão em Goiânia. É que durante a semana, a moradora trabalha em…